A HISTÓRIA DO FORRÓ



Um Resumo sobre o Forró!


Forró é uma dança ou ritmo de origem nordestina que surgiu no século XIX. A palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra. O forró legítimo é acompanhado pela sanfona, triângulo e zabumba. uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade.

O ritmo ou dança espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso principalmente nas décadas de 1960 e 1970, através dos migrantes nordestinos, que saiam da Região Nordeste para outras capitais, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Diante a imprecisão do termo, não existe consenso quanto a definição musical do forró como estilo musical, sendo geralmente associado o nome como uma generalização de vários ritmos musicais daquela região, como baião, a quadrilha, o xaxado, que tem influências holandesas e o xote, que veio de portugal.

Na etimologia popular (ou pseudoetimologia) é frequente associar a origem da palavra "forró" à expressão da língua inglesa for all (para todos). Para essa versão foi inventada uma engenhosa história: no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, promoviam bailes abertos ao público, ou seja for all. Assim, o termo passaria a ser pronunciado "forró" pelos nordestinos. 

O forró possui semelhanças com o toré e o arrastar dos pés dos índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses, porque são ritmos de origem europeia a chula, denominada pelos nordestinos simplesmente "forró", xote e variedades de polcas europeias que são chamadas pelos nordestinos de arrasta-pé e ou quadrilhas. A dança do forró tem influência direta das danças de salão europeias, como evidencia nossa história de colonização e invasões europeias.


Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forró e especialmente popular nas cidades brasileiras de Campina grande, Caruaru, Juazeiro do Norte e Mossoró, que sediam as maiores Festas Juninas do país, podemos dizer que o forró é um ritmo contagiante e já é conhecido em várias partes do mundo.


Dentro do forró temos o baião, xote, xaxado, rasta-pé e ainda uma mistura de forró com  vanerão, que é o ritmo do sul. Existem 3 tipos denominados Forró: O forró pé-de-serra ou tradicional, o forró eletrônico e o forró universitário.


Forró Pé-de-serra


Em meados da década de 1940, no Nordeste, surgiu o famoso Forró Pé de Serra. A principal característica desse ritmo é que ele possui como fonte de inspiração o universo rural do sertanejo. Geralmente, esse ritmo é tocado por trios de zabumba, além de sanfona e triângulo. A maioria das danças tem passos básicos e variações simples, entre elas, podemos destacar: o giro simples da dama. No Brasil, o Forró Pé de Serra é representado por vários artistas. É possível destacar: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Genival Lacerda e Adlemario Coelho.


Forró Eletrônico


Este ritmo surgiu na década de 1990. Tem uma linguagem estilizada e um visual muito chamativo. Utiliza instrumentos eletrônicos como guitarra, contrabaixo e, especialmente o órgão eletrônico, que substitui a sanfona. A dança é mais sofisticada e não possui passos pequenos como ocorre em outros tipos de Forrós que citamos. Entre os artistas, podemos destacar: Frank Aguiar e as bandas Mastruz com Leite, Magnificos, Calcinha Preta, Cavalo de Pau e tantas outras.


Forró Universitário

O Forró Universitário surgiu, entre as décadas de 1990 e 2000, quando jovens da região Sul do nosso país começaram a tocar e a dançar o Forró de Pé de Serra com coreografias diferentes das que eram conhecidas até então. Os novos estilos tinham influências do Rock`n Roll, Samba, Funk e Reggae.


As influências que o Forró Universitário recebeu foram responsáveis por introduzir novos passos como, por exemplo, giros mais complexos. Este ritmo tem três das várias danças que compõe o Forró Pé de Serra. São elas: baião, xote e xaxado (menos comum). Na música, são utilizados violão, contrabaixo e percussão.


Várias bandas universitárias como, por exemplo, Fala Mansa, Rastapé e Forróçacana, agitam as festas pelo país afora.



Fonte: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário