quarta-feira, 15 de abril de 2015




Nossa Homenagem aos Grandes Mestres do Forró!

Imagem: Google


Um Resumo sobre esses ícones do nosso forró.


Luiz Gonzaga - Nasceu na cidade de Exu no estado de Pernambuco, foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de "Rei do Baião". Foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou o baião, o xote e o xaxado, para todo o país. A música "Asa Branca" feita em parceria com Humberto Teixeira, gravada por Luiz Gonzaga no dia 3 de março de 1947, virou hino do Nordeste brasileiro.

Jackson do Pandeiro - Nasceu na cidade de Alagoa Grande no estado da Paraíba, é considerado um dos maiores ritmistas da história da MPB. Em 54 anos de carreira, foi responsável, ao lado de Luiz Gonzaga, pela popularização nacional de canções nordestinas. Seus maiores sucessos são: Sebastiana, Chiclete com banana, O canto da Ema, Um a um, Xote de Copacabana, Isso é que é forró e tantos outros.

Zé Paraíba - Nasceu em São José de Piranhas no estado da Paraíba, em 1961 conseguiu gravar seu primeiro LP, indicado por Luiz Gonzaga, após um encontro casual enquanto tocava na feira do Brás em São Paulo. Com 50 anos de muito forró, Zé Paraíba já vendeu mais de 5 milhões de cópias.


Sivuca - Nasceu na cidade de Itabaiana no estado da Paraíba, foi um multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor brasileiro. Suas composições e trabalhos incluem, dentre outros ritmos, choros, frevos, forrós, baião, música clássica, blues, jazz, entre muitos outros. Teve grandes sucessos gravados, mas a mais conhecida é Feira de Mangaio.






Imagem: Google



Dominguinhos - Nasceu em na cidade de Garanhuns no estado de Pernambuco, foi um grande músico brasileiro, cantor, compositor e sanfoneiro. Dominguinhos fez grandes parcerias com: Luiz Gonzaga, Nando Cordel, Gilberto Gil e Anastácia. Ele foi o autor de várias composições como: Eu só quero um xodó, Isso aqui tá bom demais, Sete meninas, De volta pro meu aconchego, lamento sertanejo, Eu me lembro e Gostoso demais. Teve em sua formação musical influências de baião, bossa nova, choro, forró, xote e jazz.

Santanna - Nasceu na cidade de Juazeiro do Norte no estado do Ceará, é conhecido por várias músicas, que hoje tradicionalmente tocadas nas festas juninas no nordeste, principalmente a música "Ana Maria" e "tamborete de forró. Tornou-se cantor profissional em 1992 e hoje é considerado um dos músicos mais conhecidos do forró, e sua música é curtida em varias regiões do Brasil. Santanna também era um grande amigo de Luiz Gonzaga.


Dorgival Dantas - Nasceu na cidade de Olho  D'água do Borges no estado do Rio Grande do Norte, é um cantor, compositor, instrumentista e produtor musical. Conhecido como "O Poeta" por manter uma linha de composições majoritariamente falando de amor. Dorgival Dantas é autor de diversas composições interpretadas pelas as bandas Aviões do Forró, Solteirões do Forró, Calcinha Preta, Forró Collo de Menina, Flávio José, Ferro na Boneca, Caviar com Rapadura, Forró Moral, Garota Safada Cérsar Menotti e Fabiano, Alexandre Pires, Jorge e Matheus, Mastruz com Leite, Waldonys e outros. Suas principais composições são: Coração, Por que, Nós dois, Primeiro passo, Pode chorar, Você não vale nada, Chama-chama, Amor covarde, Eu não vou mais chorar, Bará bará, Por que você me faz chorar?, Tarde demais, Tô sozinho, Diga, Calma coração, Coração Teimoso, Declaração, A praia, Sem querer, Eu jamais vou te deixar e tantas outras belas canções.

Waldonys - Nasceu em Fortaleza no estado do Ceará, é acordeonista e cantor do gênero forró. Também é piloto de avião. Seu pai Eurides era acordeonista amador e o incentivou a iniciar seus estudos musicais com aulas particulares a partir dos 11 anos. Posteriormente teve aulas teóricas no Conservatório Alberto Nepomuceno. Nessa época conhece Dominguinhos que o apresenta a Luiz Gonzaga, participando em 1988 da gravação do LP "Aí Tem", na música "Fruta Madura", na qual seu nome é citado por Luiz Gonzaga. É considerado um dos maiores sanfoneiros do país. Recentemente, Waldonys gravou um clipe da música "Sonho de Ícaro" com a Esquadrilha da Fumaça.

Flávio José - Nasceu na cidade de Monteiro no estado da Paraíba, é um cantor, compositor e sanfoneiro. Intérprete de músicas tradicionais do forró pé-de-serra nordestino, seus principais sucessos são "Caboclo Sonhador", "Tareco e Mariola" e "Caia Por Cima de Mim". Iniciou-se como cantor desde os 7 anos de idade e tem como principais influências Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Flávio José é um predestinado cantador do amor e contador das cousas e dos causos do seu universo. Um documentarista melodioso do seu tempo. Um caboclo sonhador que não se considera nem profeta nem tampouco visionário, mas um anunciador previsível quando reforça que o diário desse mundo tá na cara, só não enxerga quem fecha os olhos para não ver. 
Bom produtor tal e qual o bom jogador que conhece o jogo pela regra, Flávio José busca direcionar a sua produção confiante na sua sensibilidade artística e afinado unicamente com a cultura do seu povo.

Fonte: Google




2 comentários:

  1. Bom dia Wanderley! Gosto demais de forró, e é muito bom ver vc se dedicando nessa mu´sica que é a cara e toda a cultura do nordeste lindo desse Brasil, parabéns pelo trabalho!
    Vim bordar um recadinho para avisar que Hilda's Bordados está com um canal no YouTube! Lá vc pode ver os vídeos da reforma do meu ateliê. Nos próximos vídeos estarei ensinando o "passo a passo" dos meus trabalhos, dá uma olhadinha, você vai gostar! Espero por vc!!
    Deixo aqui meus agradecimentos.
    Bom domingo para vc e sua família!
    Beijos no ♥
    YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCBptH8iCKWtTUr0Mx2fdcTQ
    Blog: http://hildasbordados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir